Blog

O ipê floresce em Kobe

Marina Matsubara e o ipê florescendo na frente do antigo Centro de Emigração

Nos dias 26 e 27 de abril, aconteceu um grande evento na cidade de Kobe (Hyogo) comemorando a data de partida do navio Kasato Maru, que há cem anos levou o primeiro grupo de emigrantes japoneses para o Brasil.

Não foi possível participar da comemoração por causa de outros compromissos em Tokyo, mas deu para conversar com a Marina Matsubara, presidente da NPO que organizou o evento, a Comunidade Brasileira de Kansai (CBK). Ela também nos apresentou todo o prédio do antigo Centro de Emigração, onde os emigrantes ficavam alojados, recebiam informações e treinamento antes de encarar a longa viagem para o outro lado do planeta.

Esse prédio estava meio abandonado antes da CBK instalar ali a sua sede. E graças ao empenho do grupo, ele passará por uma grande reforma e será transformado em um centro de apoio para os moradores estrangeiros da região, além de museu da emigração, espaço cultural e de convivência.

Fiquei contente em conhecer um pouco mais sobre a atuação da CBK e confirmei a idéia de que a comemoração oficial do Centenário de Emigração Japonesa ao Brasil deveria dar maior ênfase, apoio e recursos para as pessoas e entidades que estão trabalhando diretamente em pró da comunidade brasileira no Japão, como a Marina e seu grupo.

Os mais de 300 mil brasileiros que aqui estão continuam a saga dos emigrantes nipônicos que foram ao Brasil. São os atuais protagonistas dessa história que começou a 100 anos e são os agentes vivos, diários, do intercâmbio entre as duas culturas.

por Reginaldo OKada
Província > Kansai > Hyōgo | 12:22 | comentários (2) | trackbacks (0)

Topo

| Home |