Relatos e Potos

Série sobre Tsurumi (Kanagawa)

Tsurumi, a convivência multicultural

O jardim Korea Teien foi construído em 1990, em comemoração à assinatura do tratado de amizade entre a províncias de Kanagawa e Gyeonggi-do, na Coréia do Sul Tsurumi é um distrito da cidade de Yokohama (Kanagawa), que tem uma grande área portuária e industrial. Tradicionalmente, é um local que se acostumou com a convivência multicultural, pois recebeu um grande número de trabalhadores provenientes de Okinawa, as paradisíacas ilhas do sul do Japão, e da Coréia, no período que o Japão colonizou o país vizinho (1910~1945). Mais recentemente, também acolheu milhares de brasileiros, peruanos e bolivianos, entre outras nacionalidades de descendentes de japoneses provenientes da América do Sul. De tal forma que na região existe uma predisposição ao intercâmbio cultural e inúmeros restaurantes que servem comidas típicas verdadeiras, feita para os próprios conterrâneos. É diferente de outros que adaptam as receitas ao paladar japonês.

Veja a sugestão de um roteiro de passeio por Tsurumi para identificar esse aspecto multicultural.

História
Na região litorânea da atual cidade de Yokohama, incluindo Tsurumi, só existiam pequenas vilas de pescadores e de agricultores. Mas, a partir de 1854, a paisagem começou a mudar com o projeto de construção do porto e, posteriormente da área industrial Keihan, que se expandiu significativamente com aterramentos no mar.
O bairro de Namamugi, de Tsurumi, também era uma da vila de pescadores. Ainda hoje existe um mercado de peixes que lembra a sua história. Na rua Namamugi Uogashi-dori há mais de 30 peixarias. Por volta das 8h da manhã dos dias de semana, o local fica bastante movimentado porque os donos de restaurantes, especialmente os de sushi, fazem compra no local.
A rua é estreita, mas antigamente era uma parte da Tokai-do, a principal e mais importante estrada do país, que ligava as cidades de Edo (Tokyo) e a de Kyoto.

Jardim coreano
Um local de visitação para conhecer um pouco da cultura da antiga Coréia fica no parque Mitsuike-koen. Dentro tem um maravilhoso jardim em estilo típico chamado Korea Teien. É interessante para comparar com o estilo japonês. Apesar da existência de muitos pontos em comum, há diferenças que vale a pena conferir e apreciar.

O Korea Teien também conta com uma impressionante reconstituição de uma casa baseada nas propriedades dos antigos nobres do reino Chyosen.

Supermercado Okitsuru Mart: produtos típicos da província de Okinawa Restaurantes
A cultura de Okinawa é muito forte em Tsurumi. Um local que comprova o fato é o Okinawa Bussan Center, que reúne supermercado e restaurante. No andar superior fica a sede da Okinawa Kenjin Kai, a associação dos okinawenses que vivem em Tsurumi.

O nome do supermercado é Okitsuru Mart. Ele comercializa cerca de 850 itens de Okinawa, entre alimentos, bebidas e até instrumentos musicais típicos. O restaurante chama-se Okinawa-tei e serve pratos tradicionais com sabor caseiro.

As generosas porções dos pratos do restaurante Paraíso Brasil 1 Em Tsurumi existem vários restaurantes brasileiros, entre eles está o Paraíso Brasil 1, que também conta com supermercado e açougue. Os pratos são generosos e com preços relativamente baixos para a quantidade de carne servida. Recentemente, foi inaugurado o restaurante Paraíso Brasil 2, que tem um estilo um pouco diferente, mas o padrão é o mesmo.

A cultura chinesa também tem um ótimo representante em Tsurumi, é o restaurante Seian Chubo Touka. Além dos clássicos dessa culinária, ele serve pratos típicos da região central da China. É muito raro no Japão. Os temperos são bem exóticos. Uma sugestão é o Toshyomen, sopa de macarrão artesanal com carne.

Texto e fotos: Reginaldo Okada©
Coordenação e pesquisa: Satomi Shimogo
  • Web TV
Veja mais fotos
O jardim Korea Teien foi construído em 1990, em comemoração à assinatura do tratado de amizade entre a províncias de Kanagawa e Gyeonggi-do, na Coréia do SulSupermercado Okitsuru Mart: produtos típicos da província de OkinawaAs generosas porções dos pratos do restaurante Paraíso Brasil 1As peixarias da Namamugi Uogashi-dori fazem lembrar a história de Tsurumi
Restaurante Okinawa-tei: pratos tradicionais das ilhas do sulSeian Chubo Touka: pratos chineses com fascinantes temperosNo interior da casa do jardim coreano destacam-se os móveis e decorações tradicionais

Topo

| Home |