Relatos e Potos

Série sobre Matsumoto (Nagano)

Montanha Norikura - Esqui e banho termal: um casamento perfeito

A PISTA DE ESQUI NORIKURA KOUGEN FICA NA BASE DE UMA CADEIA DE MONTANHAS QUE CHEGAM A 3 MIL METROS DE ALTITUDE. ENTRE UMA DESLIZADA E OUTRA, OS ESQUIADORES CONTEMPLAM A PAISAGEM
Em janeiro, as pistas de esqui do Japão ficam animadas com a grande presença dos amantes do esporte. Muitas delas promovem eventos e competições no finais de semana, atraindo ainda mais pessoas do que nos dias normais e aumentando a badalação e o colorido sobre o branco da neve.

Visitar as áreas de esqui é um ótimo programa para se curtir no inverno. A maioria delas tem espaços para aprendizes, alugam equipamentos completos e algumas também contam com parques especiais para crianças.

Se a pista ficar em uma região que tem nascente de água termal, aí, então, é o ideal, e o programa se completa com perfeição: depois de passar um dia inteiro se divertido com a neve gelada, não há prazer maior do que afundar o corpo em uma banheira espaçosa e sentir a água termal natural esquentar até os ossos.

Na cidade de Matsumoto, em Nagano, existe uma área conhecida como Norikura Kōgen Onsen, onde é possível realizar esse casamento perfeito de esqui com banho termal, além de outras opções de esporte na neve e hospedagem em aconchegantes pousadas.

NAS ÁREAS DE ESQUI HÁ CURSOS PARA INICIANTES E DE APRIMORAMENTO PARA TODOS OS NÍVEIS Picos altos
O planalto Norikura Kōgen, onde se encontra a pista de esqui, fica numa altitude entre 1,1 mil e 1,8 mil metros, na base da cadeia de montanhas Norikura-dake. Uma parte pertence ao Parque Nacional Chubu Sagaku, que abrange parte de quatro províncias, Nagano, Gifu, Toyama e Niigata.

O Norikura-dake é um conjunto de 23 montanhas altíssimas. O pico mais elevado é o da Kengamine, um vulcão ativo com 3.026 metros.

A partir da pista de esqui, nos dias de céu limpo, é possível contemplar a grande beleza desses elevados picos cobertos de neve.

O planalto Norikura Kōgen recebe turistas o ano inteiro. No verão é um resort que serve como refúgio contra o calor. Nessa estação e no outono também é visitado pelos praticantes de alpinismo. No inverno e começo de primavera, de dezembro a março, a atração é o esqui.

Neve rara
Nesse planalto encontramos duas pistas de esqui, a Norikura Kōgen Onsen Sukijō e a Igaya Sukijō. A primeira é um verdadeiro paraíso para os esquiadores, pois conta com 19 pistas, agradando os praticantes de qualquer nível, e todas elas estão liberadas para o snowboard. Há ainda aparelhos e pistas exclusivas para esta especialidade.

A Igaya Sukijō possui apenas duas pistas, mas conta também com um parque especial para crianças, com vários brinquedos, e opções de outros tipos de esporte na neve, como banana-boat, por exemplo.

O ponto mais surpreendente das duas áreas é a neve - bem seca e granulada -, que parece com a de Hokkaidō e é muito rara de se ver na ilha principal do arquipélago.

A Norikura Kōgen Onsen Sukijō e a Igaya Sukijō realizam eventos nso finais de semana, que podem ser conferidos no site (em japonês).

A BANHEIRA INTERNA DO YUKEMURIKAN Terma natural
Ao chegar na área do Norikura Kōgen Onsen, logo se percebe o cheiro de enxofre que paira no ar e a fumaça de vapor subindo pelo buraco dos bueiros na beira das ruas. Para um bom entendedor isso significa uma boa coisa: a certeza de que encontrará excelentes banhos termais, com água em profusão transbordando das banheiras.

A nascente natural que abastece esse bairro jorra 1,5 litros de água por minuto, com temperatura de 50 graus. Ela fica distante 7 quilômetros, no alto da montanha, e é puxada através de tubulações. O teor de enxofre é tão grande que ao se entrar na banheira com algum accessório de prata, ela ficará preta num instante. Por isso, essa água é indicada para infecções na pele, além de outras propriedades terapêuticas.

Na área do Norikura Kōgen Onsen existem mais de cem hotéis e pousadas com banho termal próprio. Mas para quem não vai pernoitar no local, a melhor opção é o banho público chamado Yukemurikan. Ele possui ampla banheira interna e externa, e uma espaçosa cafeteria com uma espetacular lareira e ambiente super relaxante.

Texto e fotos: Reginaldo Okada©
Coordenação e pesquisa: Satomi Shimogo

Veja mais fotos
A PISTA DE ESQUI NORIKURA KOUGEN FICA NA BASE DE UMA CADEIA DE MONTANHAS QUE CHEGAM A 3 MIL METROS DE ALTITUDE. ENTRE UMA DESLIZADA E OUTRA, OS ESQUIADORES CONTEMPLAM A PAISAGEMNAS ÁREAS DE ESQUI HÁ CURSOS PARA INICIANTES E DE APRIMORAMENTO PARA TODOS OS NÍVEISNAS PISTAS DE ESQUI O INVERNO SE TRANSFORMA NUMA ESTAÇÃO DIVERTIDA E COLORIDA NAS PISTAS DE ESQUI O INVERNO SE TRANSFORMA NUMA ESTAÇÃO DIVERTIDA E COLORIDA
A BANHEIRA INTERNA DO YUKEMURIKANNO LOCAL ONDE A ÁGUA JORRA O ENXOFRE SE ACUMULA NO INTERIOR DO YUKEMURIKAN OS VISITANTES PODEM DESFRUTAR O CALOR DE UMA ENORME LAREIRANO INTERIOR DO YUKEMURIKAN OS VISITANTES PODEM DESFRUTAR O CALOR DE UMA ENORME LAREIRA
A BANHEIRA DO YUKEMURIKANA BANHEIRA EXTERNA DO YUKEMURIKANNA BASE DA MONTANHA, MASI DE CEM POUSADAS E CAFETERIASUMA DAS A PISTAS DE ESQUI NORIKURA KOUGEN
SNOWBOARD

Topo

| Home |