Relatos e Potos

Série sobre a cidade de Matsumoto (Nagano)

Matsumoto-jō, o espetacular castelo negro

O Castelo de Matsumoto é uma das poucas fortalezas do Japão que ainda mantém a construção original. A sua torre tem mais de 400 anos
Matsumoto é a segunda maior cidade da província de Nagano e um local turístico famoso por causa do seu espetacular castelo, chamado em japonês de Matsumoto-jō. Ele é um dos doze no Japão que ainda mantêm a construção original preservada. Não há registro preciso sobre o ano em que a torre principal foi erguida, mas acredita-se que tenha sido entre 1593 e 1594. Ou seja, tem mais de 415 anos de existência.

A cor negra das paredes é uma das suas principais peculiaridades e um outro fator que surpreende é que a arquitetura deve ser admirada por vários ângulos: as fachadas mostram diversificados e impressionantes desenhos e composições dependendo do local a partir de onde se dirige o olhar.

Mas essa majestosa obra correu sério risco de ser destruída. Depois do fim do xogunato (1868), o novo governo Meiji ordenou o fechamento e destruição de vários castelos no país, porque eram símbolos do regime dos samurais. A fortaleza de Matsumoto estava na lista. Em 1872, ela foi colocada à venda em leilão e, se não houvesse comprador, seria demolida. Um empresário da cidade chamado Ryozo Ichikawa adquiriu-a para que ela fosse poupada.

Porém, sem manutenção, o edifício foi sofrendo avarias e passou a correr o risco de se desmantelar. Novamente, graças ao esforço do povo da cidade, empreendeu-se uma grande reforma que durou dez anos, de 1903 a 1913.

Por fim, em 1936, o governo do país reconheceu o seu valor histórico e arquitetônico e lhe concedeu o título de tesouro nacional.

O centenário prédio da escola Kaichi é um outro tesouro arquitetônico e histórico de Matsumoto Escola museu
A cerca de dez minutos a pé do Castelo de Matsumoto encotrei um outro edifício antigo importante, o da escola Kaichi. Ele tem mais de 130 anos e vale a pena ser visitado porque é típico da época em que o Japão começou a se abrir para o ocidente. Por isso tem uma arquitetura que mescla o estilo japonês e europeu do fim do século 19.

Desde antigamente, o povo de Nagano dava grande importância na educação de seus filhos e a Kaichi é um bom exemplo disso, pois ela foi construída com doações e esforços dos moradores da cidade. A escola funcionou durante 90 anos, de 1873 até 1963, e ficava em um outro local mais no centro de Matsumoto. Depois o edifício foi desmontado e transferido para o atual endereço e transformado em um museu.

Dentro do prédio tem exposições que mostram como eram as salas de aula durante o tempo em que ainda funcionava. Ela também conserva uma grande coleção de livros didáticos e objetos escolares antigos.

Em 1961, o governo do país registrou o prédio da Kaichi como patrimônio cultural de grande importância.

As lojas da rua Nakamachi tem um estilo arquitetônico raro para esses tipos de estabelecimentos Centro da cidade
Em Matsumoto existem vários shōtengai (conjunto de lojinhas). Entre eles, o Nakamachi não pode deixar de ser visitado. Ele conta com lojas com um raro estilo arquitetônico para esses tipos de estabelecimentos. Estas perfilam-se por uma extensão de 400 metros numa rua que fica paralela ao rio Metoba, bem no centro da cidade, e que também é chamada de Nakamachi.

O shōtengai Nakamachi tem tradição centenária, sempre foi muito animado e inclusive contava com lojas atacadistas e fábrica de saquê. Por causa que aconteceram vários incêndios, os lojistas passaram a reconstruir os prédios no estilo de kura. Este é um tipo de armazém ou depósito que sempre existia nas casas de pessoas abastadas e que tinha grossas paredes resistentes ao fogo. Nele eram guardados os objetos de valor da família.

O Nakamachi passou um período meio decadente e muitos desses prédios estavam em ruínas, mas um projeto de revitalização recuperou-os e a rua voltou a ter grande movimento e um charme especial com as inúmeras lojas com rosto de kura.

Texto e fotos: Reginaldo Okada©
Coordenação e pesquisa: Satomi Shimogo

Veja mais fotos
O Castelo de Matsumoto é uma das poucas fortalezas do Japão que ainda mantém a construção original. A sua torre tem mais de 400 anos O aspecto arquitetônico do castelo muda radicalmente conforme o ângulo de visão O aspecto arquitetônico do castelo muda radicalmente conforme o ângulo de visão O aspecto arquitetônico do castelo muda radicalmente conforme o ângulo de visão
Vista a partir do alto da torreO museu dentro do castelo expõe armas de fogo antigas e outras relíquiasO museu dentro do castelo expõe armas de fogo antigas e outras relíquiasO museu dentro do castelo expõe armas de fogo antigas e outras relíquias
O telhado dos castelos japoneses eram revestidos de chumbo para que, no caso de necessidade, pudesse ser derretido e transformado em balasO centenário prédio da escola Kaichi é um outro tesouro arquitetônico e histórico de MatsumotoNos detalhes da Kaichi vemos a mescla de estilo europeu e japonêsNos detalhes da Kaichi vemos a mescla de estilo europeu e japonês
As lojas da rua Nakamachi tem um estilo arquitetônico raro para esses tipos de estabelecimentos

Topo

| Home |