Relatos e Potos

Série sobre Tokyo

Hagoita, brincadeira e enfeite de Ano Novo

A feira do hagoita é muito animada. Ao vender uma peça, celebra-se batendo palmas ritmadas junto com o comprador e o público para dar sorte
Um dos lugares que eu mais gosto de visitar para sentir o clima de fim de ano no estilo tradicional japonês é o bairro de Asakusa (Tokyo). Entre os eventos típicos dessa época, a feira Hagoita Ichi é um fenômeno de público. Ela é realizada anualmente no célebre templo Sensō-ji, de 17 a 19 de dezembro, e a cada dia recebe cerca de cem mil visitantes.

Existem várias entradas para o Sensō-ji, mas a principal é o portal Kaminari-mon, que tem no meio uma lanterna gigantesca e que se tornou um dos cartões postais mais famosos do Japão.
Após ultrapassar o portal, para ir à parte principal do templo, é preciso percorrer uma passagem longa e estreita chamada Nakamise. Nela está instalado o shōtengai (conjunto de lojinhas) mais antigo do Japão, de cerca de trezentos anos.

O Nakamise decorado com enfeites comemorando o Ano Novo No mês de dezembro, o Nakamise recebe uma decoração especial para o shōgatsu (Ano Novo) e se torna um espaço bastante colorido e animado, atraindo ainda mais turistas ao templo, além do normal, que já é numeroso.

No fim desse corredor, em volta de um outro portal, ficam as barracas de hagoita nos dias que acontece a feira.

Brincadeira do Ano Novo
O hagoita-asobi é uma brincadeira tradicional japonesa com raquetes feitas de madeira, chamadas hagoita, e uma bolinha (caroço de um fruto) com penas coloridas grudadas.

Era costume praticar esse jogo durante os dias de Ano Novo, porque o ato de bater na bolinha com a raquete significava também o de espantar os maus fluídos.

As estampas mostram cenas de peças e personagens do teatro Kabuki Com o tempo, as raquetes hagoita passaram a ser usadas como enfeites de shōgatsu, decoradas com um desenho em relevo feito com panos de quimono, o oshie, estampando cenas do teatro Kabuki.

Essas peças faziam grande sucesso entre as mulheres, tal como hoje as revistas que portam fotografias de artistas. Também virou costume oferecê-las de presente às meninas, para espantar o mal e desejando o crescimento com boa saúde.

Feira de Hagoita
Desde o começo do período Edo (1603~1867), era comum realizar feiras de utensílios domésticos nos terrenos dos templos budistas e xintoístas. As do templo Sensō-ji sempre foram muito concorridas.

A última feira do ano, a toshi-no-ichi, acontecia nos dias 17, 18 e 19 de dezembro e, há trezentos anos, começou a contar com a presença de artesãos que vendiam as raquetes decoradas. Assim teve início a tradição da famosa feira de hagoita do Sensō-ji. Ela ainda é realizada nos mesmos dias da antiga toshi-no-ichi.

Hagoita com destaques do ano: Michael Jackson e, abaixo, a despedida do técnico de beisebol Nomura Atualmente, as hagoita também ganham a estampa de figuras que fizeram sucesso durante o ano, como jogadores de beisebol, lutadores de sumô, artistas , políticos e até personagens de anime. Elas fazem grande sucesso entre o público e também são alvos de reportagens de televisão e jornais. Muitas pessoas vão à feira para conferir os destaques do ano exibido nas raquetes.

Hatsumōde
Entre os dias 1 e 3 de janeiro, o santuário de Asakusa também é uma boa opção para se juntar aos milhares de japoneses que visitam os templos para fazer o hatsumōde (primeira visita do ano).

O Sensō-ji é um dos dez templos do Japão mais visitados na passagem do ano. Ao todo, recebe cerca de um milhão e trezentas mil pessoas nos três dias. Considerando apenas os de Tokyo, ele fica em segundo lugar, atrás do Meiji Jingu, de Harajuku.


Texto e fotos: Reginaldo Okada©
Coordenação e pesquisa: Satomi Shimogo

  • Web TV
Veja mais fotos
A feira do hagoita é muito animada. Ao vender uma peça, celebra-se batendo palmas ritmadas junto com o comprador e o público para dar sorteAs estampas mostram cenas de peças e personagens do teatro KabukiOshie: estilo de desenho em três dimensões feito com tecidoA lanterna do portal Kaminari-mon e à frente dele o shotengai Nakamise
O Nakamise decorado com enfeites comemorando o Ano NovoCom esse tipo de raquete se joga o hagoita-asobiA bolinha com penas também são vendidas como decoraçãoBolinha com penas usada no hagoita-asobi
Hagoita com destaques do ano: a despedida do técnico de beisebol NomuraHagoita com destaques do ano: Michael Jackson

Topo

| Home |